sexta-feira, 8 de outubro de 2010

: :Realidade amazônica será abordada no PS 2011

“Nossa prova irá acompanhar a Matriz do Enem, mas incluindo a realidade amazônica”. A afirmação é do assessor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg), Mauro Magalhães. Nesta quarta-feira, 6, ele e a diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), Marilucia Oliveira, estiveram reunidos na Universidade, em Belém, com alunos de vários cursinhos pré-vestibulares da capital. A preocupação dos estudantes era que, com a adoção da Matriz de Referência do Enem 2010, na prova da segunda fase do Processo Seletivo 2011, a ser realizada no dia 19 de dezembro, o conteúdo regionalizado fosse excluído do Processo, o que jamais foi citado pela UFPA. “Por exemplo, quando se fala de biodiversidade, podemos introduzir o assunto da ecologia da Amazônia na prova. É a partir dessa abordagem amazônica que, certamente, as nossas provas irão ser montadas”, explica Mauro Magalhães.

De acordo com o assessor da Proeg, “o Processo Seletivo 2011 não sofreu nenhuma alteração em relação ao conteúdo programático que vinha sendo cobrado pela Universidade, acertado em Conselho no primeiro semestre de 2010.”

Os conhecimentos a serem abordados na prova da segunda fase corresponderão às quatro diferentes áreas apresentadas na Matriz de Referência do Enem 2010 (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias). Dizer, porém, que a prova terá como referência a fórmula utilizada para a elaboração da prova do ENEM não impede que as questões da segunda fase abordem aspectos regionais. O que, de fato, está previsto no item 6.3.2 do edital do Processo e ficará a cargo dos professores que compõem a banca elaboradora do concurso.

Feira - O professor Mauro Magalhães aproveitou a reunião para convidar os alunos a participarem da Feira do Vestibular, que acontecerá dos dias 14 a 16 de outubro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus do Guamá. Na Feira, serão ministrados “aulões” sobre alguns conteúdos que poderão estar na prova, como a palestra “Física papa chibé: açaí, água e farinha”, ministrada pelo professor José Luis Lopes. A aula discutirá a Física por um viés regional. Na ocasião, os alunos também poderão conhecer o funcionamento dos cursos da Universidade.

Texto: Dilermando Gadelha e Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Karol Khaled

Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4153

Nenhum comentário:

Postar um comentário